A suspeita começou quando ao passar pelo posto da PRF, os policiais perceberam que debaixo da lona que encobria a carga, uma das estacas aparecia, após ter se deslocado na curva que antecedia o posto.
Imediatamente a PRF solicitou a presença do IBAMA. Foram lavrados dois aus de infração. Um por adquirir para fins comerciais madeira nativa da mata atlântica em estacas - multa de R$2.250,00 – e outro por transportar o produto – com igual valor. A madeira foi extraída no município de Una e seguia para Cariacica, no Espírito Santo. O caminhão e a carga foram apreendidos e transferidos para Ilhéus.
Além da multa o proprietário do veículo irá responder por crime ambiental na justiça. A madeira conhecida como Baraúna é espécie em risco de extinção e com corte proibido desde 2001. Ambas as madeiras são espécies nobres de longa duração, mesmo expostas aos elementos climáticos. A Prefeitura de Ilhéus tem vários projetos de utilização social para a madeira apreendida e já estará entrando com a documentação pertinente para a doação da madeira.